Lugares de Toril

CONTINENTE DE FAERÜN

ÁGUAS PROFUNDAS (WATERDEEP)

Capital: A própria cidade-estado de Águas Profundas
Governo: 
Oligarquia (pelos Lordes de Águas Profundas)
Religião: 
Todas, especialmente Deneir, Mystra e Oghma.


Águas Profundas, a Cidade dos Esplendores, a mais importante e influente comunidade do Norte e, talvez, de toda a Faerûn, é considerada parte das Terras Centrais, mesmo estando a 240 quilômetros ao norte do Vau da Adaga. A estrada para Águas Profundasé pavimentada e bem-patrulhada. A religião é o centro comercial das ricas civilizações mineradoras dos reinos mercantes de Amn e Calimshan, dos reinos do Mar Interno, e dos reinos marítimos e mercadores do oeste.

As águas de seus portos são bastante profundas e a cidade que cresceu ao seu redor tornou-se o ponto de encontro das civilizações mercantes dos Reinos do norte. Mais de 100 mil pessoas moram em Águas Profundas, que se estende, ao norte, ao longo do Monte Águas Profundas, uma grande montanha bastante peculiar. Antigamente, dizia-se que essa elevação já foi o lar de uma civilização de anões e que toda a extensão da montanha é recortada por passagens e túneis, alguns ainda ocupados por criaturas que precedem a fundação da própria cidade.

Uma das razões de Águas Profundas ser um lugar tão atrativo para aventureiros é a existência de um enorme complexo subterrâneo, Undermountain, confortavelmente situado próximo a templos e outros locais de repouso.




INVERNO REMOTO (NEVERWINTER)


Inverno Remoto, também conhecida como a Cidade das Mãos Hábeis ou a Jóia do Norte, é uma metrópole localizada na Costa da Espada, a noroeste de Faerûn. 

Essa cidade é considerada por muitos - incluindo o erudito escritor de viagens Volo - como a mais cosmopolita e mais civilizada em toda a Faerûn. Uma boa reputação, considerando a amplitude e variedade do continente. 

A cidade é membro em boa posição das Cidades da Aliança, e Lorde Nasher garantiu que a cidade está muito bem fortificada, tanto em questões de exército quanto magicamente, contra ataques de Luskan, sua principal rival. Mapas da cidade, que tem um labirinto de ruas sinuosas, não são distribuídos, como parte de um esforço para frustrar espiões Luskan.

A cidade de Inverno Remoto é assim chamada porque, mesmo que a cidade esteja situada no frio norte de Faerûn, o rio que flui através dela é aquecido por elementais de fogo que vivem sob o Monte Hotenow nas proximidades da Floresta do Inverno Remoto. O calor que sai das águas do rio cria um permanente clima quente na área.

Sem os elementais, o rio e o abastecimento de água da cidade iria congelar.



SEMBIA


Capital: Ordulin
Governo: Plutocracia
Religião: Azuth, Deneir, Lathander, Loviatar, Mystra, Shar, Sune, Tymora, Waukeen.

A Sembia é um rico reino mercante situado a leste de Cormyr e a oeste do Mar das Estrelas Cadentes. É um reino de ricas fazendas e imensas planícies dominadas por um punhado de grandes e prósperas cidades. Uma das mais organizadas e bem administradas nações, Sembia pode, futuramente, rivalizar com os antigos reinos tanto do Sul como do Leste. Em sua região, a Sembia já é um dos maiores poderes políticos, o que acaba por deixar nervosos os seus vizinhos - principalmente as Terras dos Vales.

O reino é caracterizado por sua produção agrícola, por seus importantes portos, pela magnífica produção têxtil e pelo vigilante exército mobilizado em defender o desenvolvimento da nação. O Brasão da Sembia é o Corvo e a Prata. A ave representa Rauthauvyr o Corvo, o fundador do reino, que, embora não reinasse a Sembia, comandou seus exércitos por inúmeras sucessões de líderes mercantes. As moedas de prata representam a riqueza da Sembia e seu próspero comercio.


MAR DA LUA

Capital: Nenhuma
Governo: 
Cidades-estado independentes com suas próprias oligarquias.
Religião: 
Bane, Cyric, Loviatar, Mask, Talos, Talona, Umberlee.

O Mar da Lua é um lago natural profundo, localizado ao norte dos Vales, e ligado ao Mar das Estrelas Cadentes pelo Rio Lis. O lago é frio e claro, com águas de uma tonalidade quase púrpura. Recebe água de três rios: ao leste, o gélido Rio Branco; vindo das Montanhas Espinha do Dragão, o Rio Stojanow; e o Rio Tesh. Dizem que nas profundezas do Mar da Lua existem entradas para mares subterrâneos ou para o Plano Elemental da Água.

O comércio é praticado de forma intensa às margens do Mar da Lua, e não só entre as cidades-estado da região. Também os povos do sul, principalmente os Reinos antigos e a Sembia, descem o Rio Lis para negociar, levando metais forjados e minério bruto, além de peles exóticas e, freqüentemente, escravos.

O litoral do Mar da Lua é um local bastante propício para aventuras, pois lá existem reinos perdidos, criptas abandonadas e grandes castelos. Além disso, a maior parte dos governantes locais são cruéis, opressores e, apesar da população não ter a intenção de se rebelar, esses tiranos funcionam como excelentes vilões, ignorando totalmente as convenções éticas e morais. No entanto, o local significa morte para os indisciplinados e desatentos, aqueles que não sabem escolher a hora certa de lutar. As masmorras de Forte Zenthil estão cheias de aventureiros inconseqüentes que desafiaram membros da Rede Negra dos Zentharim, e o porto de Mulmaster está coberto pelos ossos dos que provocam a ira do Grande Cavaleiro daquela cidade. O grito de batalha dessa região reflete bem o espírito local: "Audácia e cuidado!".


CORMYR

Capital: Suzail
Governo: Monarquia
Religiões: Chauntea, Deneir, Helm, Lathander, Lliira, Oghma, Malar, Milil, Selune, Silvanus, Tempus, Tymora, Waukeen.
Fundado a mil anos atrás, o reino de Cormyr se beneficia de uma boa monarquia, cidadãos de alta categoria, e uma vantajosa localização. Cormyr é uma terra civilizada rodeada de montanhas, florestas, e instalações de humanóides malígnos. Conhecido por um excelente treinamento militar e de um grupo ativo de Magos sancionados pelo governo, Cormyr ostenta-se de boas comidas, pessoas honestas, estranhos mistérios, e um abundante contato com outras partes do mundo.
Recentemente desafiado por traidores de famílias nobres, exércitos de goblins e orcs, um antigo Dragão Vermelho, e a morte de um querido monarca, Cormyr agora se esforça para defender-se. Com uma de suas cidades em ruínas e um grande número de humanóides das trevas perambulando tranqüilos do lado de fora do reino, esta nação precisa de esforço individual para defender a coroa e confrontar os inimigos.


TERRA DOS VALES

Nos coração das Terras Centrais ficam as comunidades rurais conhecidas como Terras de Vales. Essas pequenas comunidades agrícolas são o lar de muitos aventureiros aposentados e de novos heróis e heroínas. Ensinando o auto-respeito e a liberdade, as comunidades dos Vales cultivam uma nação corajosa, forte e independente, virtudes úteis na luta contra o mal.

As Terras dos Vales são demarcadas, também, pela floresta que circundam. Essa floresta é o maior fragmento do que antes era uma enorme selva conhecida como Cormanthor, que abrangia a área que ia do Mar da Lua até a atual Floresta do Rei, em Cormyr. Essa grande região verde também é conhecida como Corte Élfica. Falar de um reino é falar de outro, pois o destino dos homens dos vales e dos lordes élficos estão interligados.

A região conhecida como Terras dos Vales compreende todas as áreas próximas ás bordas das florestas habitadas por humanos e que estão ao norte da Sembia e Cormyr e ao Sul do Rio Tesh e da cidade de Voonlar.


ENCONTRO ETERNO (EVERMEET)

Capital: Leuthilspar
Governo: Monarquia
Religiões: Corellon Larethian e o restante do Seldarine.


Originalmente habitada por elfos do sol (ou elfos dourados), Encontro Eterno é agora refúgio para a Corte Élfica que se retirou de Faerun. Elfos da lua, elfos do sol e alguns elfos da floresta seguiram a rainha Amlaruil quando ela mudou o centro da vida élfica do velho lar na floresta de Cormanthor. Encontro Eterno éuma localidade protegida, longe do poder dos centros humanos como Cormyr e Forte Zhentil.

O reino mágico dos elfos fica a oitocentas milhas (aprox. 1288 quilômetros) do oeste de Faerun, no Mar sem Caminhos (Trackless Sea). Alta magia élfica, elfos marinhos, magos vigilantes e uma poderosa guarda naval protegem a ilha. Poucos se aproximam de Encontro Eterno sem que sejam convidados dos elfos.