Anão do Escudo
Guerreiro
Esse ferreiro anão estabeleceu seu nome em Colinas Distantes e muitos guerreiros,na área do Mar da Lua têm abraçado seu trabalho.
Quando Maalthiir subiu ao poder em Colinas Distantes, o novo governante aprisionou o anão, que estava arrumando suas coisas para fugir da cidade e escapar de seu reinado.
Florin Garra de Falcão, do Vale da Sombras, comprou a liberdade de Gunthor, que depois viveu na Torre de Ashaba, também no Vale da Sombras, e serviu ao lorde Mourngrym como ferreiro da torre.
Gunthor e seus assistentes trabalharam extensivamente nas forças da cidade durante a última década. Eles faziam trabalhos adicionais apenas se todos os outros ferreiros estiverem ocupados e se Mourngrym permitisse.
Humano
Guerreiro
Mourngrym é o filho mais novo da família Amcathra de Águas Profundas. Seu pai é o Lorde Challas Amcathra e sua mãe se chama Miri Amcathra. Ainda bastante novo Mourngrym começou a trabalhar para os harpistas, provando ser um aliado valoroso. Ele admirava muito Khelben Arunsun, o arquimago de Águas Profundas. Consequentemente Mourngrym fez parte do grupo de aliados de Khelben ao qual passou bastante tempo se aventurando na Costa do Dragão. Foi nesta época que os membros deste grupo resolveram formar os Cavaleiros de Myth Drannor. Mourngrym desejou participar do grupo, no entanto, Khelben e Doust Sulwood, um importante integrante dos Cavaleiros, persuadiram Mourngrym a governar o Vale das Sombras. Doust Sulwood havia governado a cidade há algum tempo depois que Khelben lhe entregou o Pendante de Ashaba. Assim Mourngrym se tornou o novo Lorde do Vale das Sombras.
Promovendo a justiça e a defesa da cidade, Mourngrym se tornou um grande líder do Vale das Sombras. Ele utilizou sua astúcia e diplomacia para manter a ordem e a prosperidade no Vale. Apesar de ser o lorde, Mourngrym também participava de constantes batalhas contra os invasores drows que vinham do subterrâneo e foi de grande ajuda para Randal Morn quando lutaram contra o Forte Zhentil que tentava dominar o Vale da Adaga.
TASLÓI
Taslói dos Pelos Chamuscados
Ladino
Batedor e vigia das estradas próximas ao seu grupamento subterrâneo, a dois dias de viagem da cidade do Vale das Sombras.
WILLIAM 'WEMIC' CHAGAL
Humano
Paladino de Tempus
Generalíssimo dos exércitos de Cormyr, Cavaleiro Máximo da Ordem dos Dragões Púrpuras, Duque de Lançalunar e Conselheiro de Guerra do Rei Azoun IV.
LHAEO
Humano
Mago
Aprendiz e amigo de Elminster, exerce também a função de mordomo da torre de magia que se encontra no Vale das Sombras.
REI AZOUN IV
Humano
Cavaleiro
Regente do trono de Cormyr
Azoun, o quarto com esse nome a governar Cormyr, o reino da floresta, era um homem forte e barbado, de grande altura e cabelos castanho-grisalhos. Era justo e de boa índole, mas, às vezes, imprudente, movido por seu temperamento impetuoso. Para ele, é melhor uma ação errada do que nenhuma ação. Era aconselhado pelo mago chefe Vangerdahast, e possuía uma coleção de espadas mágicas.
Azoun era devotado à sua esposa Filfaeril Selzair - a Rainha Dragão - e a grande dor de suas vidas foi a perda do primeiro filho, Foril. O casal teve duas filhas, Tanalesta eAlusair Nacacia - essa última abandonou a corte para se aventurar pelos Reinos, mas retornou para lutar ao lado de seu pai contra a horda tuigan. Os pais de Azoun - Rhigaerd II e Tanalusta Truesilver - e sua irmã, Sulesta, estão mortos.
VANGERDAHAST
Humano
Mago / Aristocrata
Vangerdahast gastou sua juventude (no tempo do reinado do pai de Azoun IV) como aventureiro e muitos de seus amigos agora são reis, patriarcas e mestre de guildas. Estas pessoas agora servem como sua rede de informação espalhada por Faerûn. O pai de Azoun indicou Vangerdahast para servir como tutor de Azoun em história e linhagens de Cormyr, e em matéria de magia e comando, ética e responsabilidade. Com o tempo tornou-se o futuro conselheiro e amigo do rei.
Vangerdahast sempre cobriu Azoun durante o tempo em que o jovem passeava com seus amigos. Dizia aos pais que seu filho estava em uma expedição em busca de alguma bugiganga, livro, mapa valioso. Ele acompanhou o rei na cruzada contra a Horda Tuigan, mesmo com o protesto de Azoun, que queria o Mago Real em Cormyr como garantia contra qualquer facção rival ou criatura mágica dos reinos. Mesmo sendo pego em uma região de magia morta, onde os Tuigan fizeram seu acampamento, Vangerdahast se recuperou e comandou os Magos de Guerra na batalha final.
Com a recente morte do Rei Azoun, Vangerdahast se retirou de Cormyr para um destino ignorado. Deixou como sua sucessora a arcana Caladnei, que hoje orienta a Regente Alusair Obarskyr, filha de Azoun.
ELMINSTER AUMAR
Humano (presumivelmente)
Mago / Arquimago
As centenas de anos de vida de Elminster são impossíveis de catalogar em um histórico, mas colocamos aqui um panorama básico de sua vida.Registros arcaicos atestam de fato o nascimento de Elminster a mais de 1150 anos atrás, filho de Elthryn, o senhor da vila de Heldon, e sua esposa Amrythale. Sua família foi assassinada por um Lorde das Sombras chamado Undarl, um dos lordes magos do antigo reino de Athalantar.
Tomando a espada quebrada de seu pai, Elminster tornou-se um ladrão ao entrar na idade de 12 anos. Ele convenceu-se que não tinha gosto para matar durante a vida como ladrão na cidade de Hastarl, a capital de Athalantar. Foi lá que Elminster encontrou pela primeira vez o Magistrado de sua era, o mago que usava o poder do manto de Mystra.
Quando perguntado se ele se interessava em aprender encantos, Elminster recusou. Depois de muitas aventuras, Elminster foi visitado por Mystra, a Deusa de Toda a Magia, que o deixou atônito com a mensagem de que deveria aprender magia e venerá-la. Logo após, quando era ainda um jovem adulto, talvez para conhecer uma outra visão do mundo, Elminster torna-se Elmara, sacerdotisa de Mystra. Esta mudança também permitiu a ele deslocar-se sem o conhecimento dos seus inimigos.
Depois de mais aventuras, Elmara estava pronta para tornar-se um mago e Elminster reapareceu. No seu tempo como seguidor, aprendeu muito sobre magia com a feiticeira Myrjala, alcançando o ponto onde pode fazer sua vingança contra os lordes magos que usurparam o reino. Após uma terrível batalha, Elminster venceu e assumiu o trono de Athalantar. Entretanto, tão rápido quanto ganhou a realeza a passou para um de seus amigos, Helm, um cavaleiro de Athalantar. Elminster justificou-se que queria a sua vingança e não tornar-se um monarca.
Quando ele e Myrjala deixaram o reino, a feiticeirarevelou-se a ele como sendo Mystra. Ela ofereceu à Elminster fazer dele um de seus Escolhidos e ele prontamente aceitou. Muitas das aventuras de Elminster não se tem detalhes, mas é sabido que ele visitou lugares como Cormanthor, as Torres da Canção e Myth Drannor, antes de sua queda, onde ficou por 20 anos. Por anos ele tem viajado e somente ele (e talvez Lhaeo) saiba por onde. Ele serviu como pai adotivo de três escolhidas de Mystra, a 600 anos atrás: Sylune, Storm, e a mulher que centenas de anos depois tornaria-se sua amante, Simbul. Também existe a suspeita de que ele tenha alguma coisa a ver com a fundação de Águas Profundas, ou a organização dos Lordes da cidade.
SOMBRIO
Corvo Real
Familiar de Vorn Dalael
Criatura inteligente e cheio de personalidade.
Pseudodragão de Prata
Montaria e companheiro de Liaky Merlenajnar
Escalamadrião
Montaria e companheiro de Vorn Dalael
KARSH
Tigre Alado
Montaria e companheiro de Lyra Manter
ARTAX
Pégaso Negro
Montaria e companheiro de Kit On'Millua.
NYAER
Pégaso Branco
Montaria e companheiro de Ryvanna Le'Quella.