quarta-feira, 5 de setembro de 2012

1379: O Ano do Forte Perdido

Hammer - O Deus dos Dragões, Bahamut, avisa aos grandes sábios de Toril que algo muito errado estava para acontecer. Os deuses estavam inquietos desde o Tempo das Perturbações e, finalmente, haviam chegado a um consenso. Era chegada a 'Sombra da Mudança', uma época de derrocada dos deuses e do nascimento de outros, uma poderosa profecia que ecoava nos corredores do Forte da Vela desde a juventude de Alaundo, o que tudo vê.
Várias manifestações de fé sobre o fim do mundo são vistas por toda parte. As religiões mais violentas propagam centenas de combates, massacres e outros tipos de mortandade por todo o continente, mas que acabam repentinamente, causando um sentimento forte de alívio e apreensão pelo que está por vir a todos, em todo lugar.
Lyra Manter desaparece sem deixar rastros de suas terras em Cormyr, levando seu filho drow aberrante. Em seu leito, apenas uma carta endereçada ao seus amigos dizia "Sinto muito. Não posso suportar mais!".
Kit fortalece seus laços com sua amiga Ryvanna e confessa que estava muito feliz com seu casamento.

Altariak - Uma estranha calmaria se passa nos reinos. Não se sabe de nenhum conflito ou acontecimento resultante de mortes em qualquer lugar de Toril. Mas uma tensão macabra se espalhava por todo lugar.
Lyra Manter vai até o Parlamento das Árvores levando seu bebê drow. Lá, ela invoca o Deus da Vingança dos Elfos, Shevarash. Em um surto de fúria, dedica a alma do bebê ao Arqueiro Negro, mas Shevarash não aceita a oferenda. Em vez disso, ele acolhe o bebê e obriga Lyra a cuidar da criança afirmando que ela seria a Espada da Fúria.

Ches - Então, o pior acontece! 
A deusa da magia Mystra é atacada e morta por Cyric, deus das mentiras, dentro de seu Palácio de Magia, em seu próprio plano de poder. Usando a espada Matadora de Deuses, encontrada por Aaron Cerendrel e depois resgatada pela deusa Shar, o deus louco se utilizou de seus poderes de subterfúgio e deu um golpe fulminante na deusa da chama azul.
Com a morte real da deusa, pois aconteceu dentro de seu lar, um turbilhão de acontecimentos mudou radicalmente os tecidos da realidade de vários mundos, várias dimensões. 
NADA MAIS SERIA O MESMO!
Uma explosão de magnitude única elimina de uma vez por todas dezenas de realidades, causando uma fissura no tecido do multiverso e enfraquecendo todas as dimensões sobreviventes. As infinitas realidades sangraram...
Mas nem tudo foi imediato. Muitas coisas aconteceram de forma gradual, como uma doença que se espalha.
De início, a única coisa que aconteceu em Toril foram centenas de sacerdotes de Mystra sofrerem mortes horríveis, queimados por chamas azuis até seus corpos virarem poeira ao vento. Os acólitos de menor poder apenas perderam contato com a deusa, apesar de passarem a sofrer de dores permanentes pelo corpo. 
Mas isso foi só o início...

Tarsakh - A Trama Mística de Mystra começa a ruir. 
Magia começa a falhar, ou enfraquecer, em todo o mundo.
A primeira tempestade de fogo azul acontece em Calimsham, levando centenas de pessoas a desaparecerem como se nunca tivesse existido em Memnom, acima do Deserto de Calim.
Vários pontos de magia caótica surgem pelo continente de Faerün.
Alguns clérigos mais poderosos recebem visões de caos entre seus próprios sacerdotes, pois a magia divina também seria afetada pela queda da Trama.
Elminster, novamente ressuscitado sem explicações depois de ser morto pelo deus da trapaça dos drows, tenta usar sua Orbe Branca para entrar em contato com sua deusa, mas a esfera de cristal estilhaça em centenas de fragmentos chamejantes. A partir dali, sua mágica nunca mais seria a mesma.

Mirtul - Vários conselhos especiais são feitos em muitas das principais capitais. Círculos e ordens arcanas passam a debater desesperados para arranjarem uma solução para o possível fim da realidade como um todo.
Amlaruil, rainha dos elfos, solicita uma interdição mística em Evermeet enquanto não se tem real noção dos perigos que a magia pode infligir agora. Mas, enquanto ouvia seus conselheiros, seu falecido marido, Zaor levantava da tumba como um poderoso e enlouquecido lich, matando vários elfos enquanto fugia da ilha na direção do continente.

Kythorn - Milhões de morto se levantam por toda Toril. Na lenta destruição da Trama de Mystra, a Trama Negra de Shar acaba sofrendo e se desfaz também, com sua energia caótica impregnando os mortos de todo o mundo. 
As primeiras baixas acontecem na Costa da Espada, entre as cidades de Portal de Baldur, Águas Profundas e Neverwinter.
Zaor, antigo rei de todos os elfos, ressurge como lich nas praias da Lagoa dos Cadáveres, perto de Neverwinter, e clama para si o comando das Hordas Pútridas, o que atrai todos os cadáveres ambulantes próximos para a região.
Atraídos pela confusão, vários heróis ficam sitiados pelos desmortos em Neverwinter, até a ajuda chegar na forma de uma esquadra élfica, proveniente de Evermeet.
Ryvanna desembarca junto com seus comandados para procurar traços de Zaor, obtendo ajuda local.

Flamerule - A comitiva especial formada em Neverwinter, encabeçada por Ryvanna, segue os rastros deixados por Zaor. O caminho seguido não poderia ser outro, a capital de seu antigo reinado, Mith Drannor.
Lá, impedido de fazer um ritual arcano antiquíssimo, Zaor parte para o norte e toma a região de Vaasa, derrotando facilmente seus exércitos com hordas e mais hordas de mortos-vivos.
Depois de aniquilar toda e qualquer força na região, Zaor toma para si as ruínas do Castelo Perigoso, o antigo lar do famigerado vilão chamado Rei Bruxo.

Eleasias - A escrever

Eleint - A escrever

Marpenoth - A escrever

Uktar - A escrever

Nightal - Zaor, Rei dos Mortos, manda mensagens para todos os grandes reinos do mundo e avisa: "Não se aproximem de Kartakaronn, o Reino dos Ossos Amaldiçoados. Ou acabarão fazendo parte de meus exércitos."

1378: O Ano do Caldeirão

Hammer - Aaron recebe a convocação como novo Orador de Sóis. Mas recusa o posto, deixando em aberto a outros mortais filhos do Seldarine.
Kit se muda com Khor para Evermeet, revelando a ascendencia celestial de seu consorte e sua pretensão ao cargo de Orador de Sóis. Aaron enche-se de dúvidas sobre assumir o posto e começa a procurar alternativas, confabulando com seus amigos de longa data Vorn e Liaky.

Altariak - Lyra Manter dá a notícia de que está grávida. Todos os seus amigos adoram a idéia, mas passam a evitar contar as coisas que estão acontecendo em suas aventuras ou com a Kit, para poupar a gravidez.

Liaky, Vorn, Euros e Aaron viajam a Mith Drannor para saberem como anda a ocupação e desenvolvimento da cidade, e descobrem que ela esta sob ataque de um exército de mortos vivos liderados por Fzoul Chembryl, campeão de Bane e Lorde Papal da religião do deus tirano.
Aaron acaba morto por descuido de combate e Fzoul duela com Vorn, chegando a um impasse nervoso. Fzoul então se retira.

Ches - Aaron volta a estar consciente de uma maneira inusitada, não exatamente vivo, mas em um simulacro de corpo que sua alma habita, feito de energia sombria. Descobre que foi Shar quem o auxiliou, cortando sua ligação com os Seldarine. 
Chagall desaparece, deixando Lyra grávida e com dois enteados pequenos. Não consegue encontrar rastros do generalíssimo em lugar nenhum.

Tarsakh - Aaron consegue pedir ajuda a Vorn e Euros para realizar uma jornada entre os planos dimensionais - em uma busca por ítens para Shar - para que ela o libertasse depois disso.
Após encontrarem um outro elfo bastante poderoso, o meio-irmão de Aaron, Kahnn, imperador de todo um mundo perdido e arruinado nas dimensões do infinito, resgatam Haktli, o Elmo Radiante da Luz Solar e Zahnzhur, a Lâmina Sagrada Matadora de Deuses. 
De posse desse ítens tão especiais, o grupo decide ir por outro caminho. Usando um golem titânico com quilômetros de altura, conseguem retirar e reviver do Limbo dos Deuses o grande deus desaparecido Amaunator, o Sol Raivoso.

Mirtul - Aaron recebe a dádiva de representar Amaunator como avatar em Faerun, mas como seu corpo foi morto no plano material, é obrigado a recusar a oferta e resolve ir para o plano celeste dos Seldarine, encontrar seu pai Corellon e assumir como semideus, representando a união do Sol e da Lua na fé dos Elfos, o deus ordeiro da Justiça Seldarine.
Como último ato mortal, apresenta aos elfos seu novo Orador de Sóis, Kahnn, o meio-irmão de um mundo perdido.

Kythorn - Gvanz aparece na casa de Vorn e, depois de tentar se fazer entender sem muita convicção, confessa a ele que assassinou William Chagall. Vorn violentamente rechaça qualquer explicação sobre a morte de um aliado tão querido, mas Gvanz não deixa claro porque o fez, só que foi em nome de um bem maior. Ouvindo palavras duras de seu filho, desapare sem deixar rastros.

Flamerule - Lorde Euros recebe uma reprimenda formal e é afastado da Ordem Arcana da Chama Prateada, por ter feito amizade com um transgressor da magia em vez de capturar e interrogar o suspeito, Vorn Dalael.

Eleasias - Liaky desenvolve uma rede de informações e de defesa na parte norte da floresta de Cormanthor. A Irmandade da Adaga do Alvorecer agora possui mais de cinquenta membros.
A Ordem Arcana da Chama Prateada chama um famoso inquisidor e notório executor de transgressores de magia para estudar a fundo o caso Dalael/Euros e tomar quaisquer providências cabíveis.

Eleint - Kit se casa com Khor em Evermeet, em uma cerimonia pequena e apenas com amigos locais. Os irmãos de Kit recusam-se a sair de Silverymoon para essa cerimônia que eles consideram loucura. Nenhum dos amigos antigos é convidado, apenas Ryvanna, atualmente um membro proeminente dos Arcos Estelares.

Marpenoth - Milhares de mortos-vivos se levantam na floresta de Chult sem qualquer explicação. A Mão de Vecna, um artefato poderosíssimo que estava perdido entre mundos, aparece nas mãos da Naga Xvarzu, que o utiliza para controlar esses desmortos. Ela então decide usar o item para o renascimento do Império da Serpente, atacando todas as cidades próximas da região de Chult.

Uktar - Borer D'Allinor, seu companheiro de décadas Sylvian e vários membros da gulda de ladrões assumem o risco e conseguem roubar a Mão de Vecna de Xvarzu, contendo a orda dos mortos-vivos. Borer entrega o artefato para Focus, outro amigo de longa data e que entrou para os Harpistas.
Kublan, filho desaparecido de Lei, é encontrado por fazendeiros em Amn. É adotado por eles e, desde então, nada mais brota nas terras a sua volta, em um raio de dezenas de quilômetros e todas as criaturas de lá definharam e morreram. Nenhum ser vivo entra mais nessa região para saber o que aconteceu aos fazendeiros ou à criança.

Nightal - Nasce Nih'al, a filha de Vorn com Leinara, em Mith Drannor, região dos Vales. Vorn mdesconhece o fato de que é pai, o que é crucial para Leinara, que teme pela vida da criança e mente para todos sobre quem seria o pai.
Nasce Wethan, o filho de Lyra Manter, na capital de Cormyr, Suzail. Lyra tem um colapso nervoso quando vê a criança nascida. 
O bebê nasceu drow.

1377: O Ano da Assombração

Hammer - Vorn se recupera dos ferimentos que conseguiu no ritual profano, mas perde definitivamente o olho esquerdo. Com a ajuda de Leinara, modifica o Rubi de Sangue, antigo artefato de posse dos aventureiros, e faz uma prótese mística.

Altariak - Leinara deixa Vorn e retorna a Mith Drannor. 
Liaky e Aaron fixam residência em Mithdrannor no intuito de repovoar a cidade parcialmente vazia.
Vorn retorna para sua fazenda no Vale da Névoa e Lyra retorna para seu baronado em Cormyr. Logo depois de tentar se fixar em seu baronado, Vorn decide estudar novas magias e passa a viajar por teleporte para todas as bibliotecas que ele poderia achar interessante em Faerun.
A Orbe Dourada e descoberta no Underdark em posse de sacerdotisas de Lolth, que desejavam usar seu poder para retomar sua ligação com a deusa aranha.

Ches - Kit chega a Silverymoon incógnita, tentando se adaptar a nova vida sem aventuras. Seus irmãos adoram o lugar e o adotam como nova casa. Em pouco tempo, fazem amizades sinceras.

Tarsakh - Vorn, Liaky e Lyra vão para o Underdark disfarçados de drows em busca da Orbe Dourada. Descobrem que a orbe está na capital mais perigosa de toda Underdark - Mezoberranzan - e partem para lá. 
A tentativa de resgate da orbe falha e o grupo é quase morto. Liaky acaba transformado em pedra e Vorn fica mortalmente ferido em uma tentativa frustrada de invadir o principal templo de Lolth. Lyra salva seus companheiros e a orbe é, no final, roubada pelo próprio filho de Lolth, Vhaeraum.
O grupo retorna combalido e sem forças à superficie e a seus afazeres.

Mirtul - A antiga Ordem da Gota de Orvalho passa a receber peregrinos de todas as partes do continente, interessados nos feitos da ordem e querendo reforçar seu estandarte. A base de treinamento passa a ser em Cantilis e sua mais poderosa fortificação se estabelece em Mith Drannor.
Vários magos e sacerdotes poderosos de Faerum acordam de sonhos estranhos envolvendo ovos de dragões caindo do ceu.

Kythorn - Um grande cometa avermelhado passa nos céus de Faerun, sendo visto durante todo o mês. Dezenas de meteoros despencam do céu.
Liaky assume a formação de uma nova força-tarefa em Cantilis, batizando esse grupo com o nome de sua primeira comitiva, Irmandade da Adaga do Alvorecer.
Um elfo de cabelos vermelhos e olhos amarelos se apresenta para Kit, em Silverymoon, como sendo Khor, um mortal bastardo de Vhaeraum. Desconfiada e pronta para confronto a princípio, acaba sendo conquistada pela simpatia e charme do divertido ruivo. Nenhum dos irmãos de Kit engolem essa situação e conseguem contactar Elminster, mais uma vez surgido sabe-se lá de onde, já que foram testemunhadas mais de cinco mortes desse estranho sábio.

Flamerule - Lyra Manter assume os dois filhos de sua cunhada, falecida irmã de Chagal. William procura investigar o acidente que a matou, mas apesar da estranha maneira que morreu, nada encontra. Ao voltar, Chagall passar a parecer distante e deprimido, fazendo com que Lyra chamasse alguns conhecidos do submundo para ajudar, mas também não houve resultados.

Eleasias - Lyra , Vorn, Liaky e Kit são convocados em Silverymoon por Alustriel, Elmister e o próprio deus dos dragões, Bahamut, em sua forma de avatar.
Lyra alega afazeres pessoais e não aperace ao encontro, tentando resolver suas preocupações com Chagall.
Vorn vai ao encontro de Liaky e juntos tentam localizar Kit, mas em vão. Sem muita convicção, apresentam-se em Silverymoon.

Eleint - O Culto do Dragão se torna muito ativo, com avistamento de seus fanáticos em quase todos os lugares onde os meteoros foram vistos caindo.
Tiamat é vista na Espinha do Mundo.
Os Filhos de Bahamut, como são chamados os meteoros, seriam ovos celestes com filhos bastardos de Tiamat com o próprio Bahamut.
Vários grupos são formados para recuperar os tais ovos, para que não fossem usados em rituais nefastos. Vorn conhece Lorde Euros, colega de Elminster e recomendado por ele para ajudar nos resgates.

Marpenoth - Vorn, Liaky e Euros conseguem encontrar seu primeiro meteoro, em uma região próxima ao Vale do Vento Gélido. Tentam transportar o difícil artefato até Luscan, local que é sitiado pelos Zhentarim interessados no ovo.
Vorn Dalael consegue derrotar e matar a comandante-chefe das tropas do Forte Zhentil, Scylla Darkhope.
Kit acaba por se mostrar, saudosa de seus amigos, contando sobre seu relacionamento com Khor, sem falar de seu bizarro parentesco. Vorn quase surta de indignação, mas Liaky fica satisfeito com a aparente felicidade da amiga.
Em uma noite sem lua, Vorn faz um juramento de desmascarar Khor.

Uktar - Bahamut convoca 'O Incandescente', poderoso dragão dourado, para ajudar nas buscas por seus ovos. Com muita dificuldade, conseguem recuperar outro ovo das garras do Culto do Dragão. Com outros dois ovos recuperados pelos harpistas e por aventureiros de Waterdeep, os heróis sentem-se confiantes.

Nightal - Em um ardil poderoso, Vhaeraum invade o cofre místico onde guardavam os ovos recuperados no exato momento em que ele estava aberto. Elminster é morto, Bahamut é ferido e os ovos levados pelo deus.
Ao seguir Vhaeraum ao panteão dos Seldarine com a ajuda de Aaron Cerendrel, Vorn, Liaky e Euros descobrem o motivo real de Vhaeraum roubar os ovos e a Orbe Dourada,... conseguir poder suficiente para ascender como um deus maior e matar sua irmã Eilistree.
Vhaeraum morre em combate.
Eilistree torna Vorn como campeão dela.
Corellon chora pela perda e se retira de seu reino celeste por tempo indeterminado. Todos os elfos de Faerun sentem a tristeza do seu deus maior e choram com ele.

1376: O Ano da Lâmina Torta


Hammer – Kit e Lyra pegam a Máscara das Mentiras em Evermeet, e vão atrás de Irina, com Aaron e Oromir. Lyra destrói a Máscara das Mentiras para formar uma área de magia morta, como já acontecera uma vez em Shadow Dale, anulando o poder do livro. Irina quase morre no conflito, e os quatro colocam fogo no livro, destruindo-o.
O Livro do Desespero se vai para sempre.
Com a armadura de Bertrand, Aaron viaja ao Plano dos Deuses e conhece seu pai, Corellon. Sua percepção do mundo nunca mais seria a mesma a partir desse dia.

Altariak – Ainda protegidas por suas armaduras, Lyra e Kit viajam até o plano negativo e resgatam a alma da filha de Azoum, que é trazida de volta à vida. Tanalesta se emociona quando as duas explicam o que lhe aconteceu e, em agradecimento, dá a cada uma um anel com o brasão real, tornando-as membros da família Obarskyr.
Após resolvidas suas pendências, e após as devidas despedidas, Kit e Lyra saem em missão suicida em direção a Mith Drannor, para retomar a cidade. Muitos amigos unem-se a elas: Oromir, Ryvanna e Allinar Le’Quella, Ilishar Nelnueve, Kallian e diversos Cavaleiros da Gota de Orvalho.
Simultaneamente, Vorn finalmente reaparece, entrando em contato com Liaky, a fim de usar os bastonetes do amigo para concluir seu plano de tomar Mith Drannor para os drows. Os dois entram na cidade ao mesmo tempo em que Lyra e Kit. Juntos, em frentes distintas, eles conseguem expulsar ou matar todos os demônios do local, fechar o portal, demoníaco, além de quase matar a aranha gigante, filha de Lolth, que só é salva pela intervenção de Vhaeraun. Vorn encontra o imenso rubi que guarda a alma de Margatzz ao lado do portal demoníaco de Mith Drannor, e o destrói de uma vez por todas, livrando-se da inimiga.
Kit morre na batalha contra a aranha, mas um desejo feito por Lhaeo garante que ela retornará três dias depois.
Vorn, Lyra e Liaky se reencontram.
Com um mês decorrido do fim de sua missão, os itens de todos os Campeões perdem poder, e a eles é concedido um desejo para cada um utilizar da forma que desejar.
Com a perda de seus itens mágicos, Vorn se livra da influência maligna da espada e se torna meio drow novamente. O peso de seus atos malignos enquanto demônio começam a pesar sobre seus ombros.
Deprimida com a morte de Bertrand, Ryvanna retorna a Evermeet para ficar com sua família e tentar se reconciliar com o irmão Theriat.

Ches – Lyra sai com a avó Yuni Kasdara para um plano dimensional alternativo onde passa um ano aprendendo a arte druídica. Em Toril passam-se apenas alguns dias.
Vorn tenta convencer os drows sob seu comando a seguir uma linha pacifista como ele interpreta que seu Deus pregue. Ele chama o Avatar de Vhaeraun para falar aos drows, e é desmoralizado quando este diz que os drows devem dominar as outras raças, não conviver pacificamente com elas. Vorn utiliza seu desejo para destruir a Orbe Negra ostentada pelo dragão Nalavarathautoryl, e depois se confronta com Jezz, o infame, matando-o, e abandonando os drows em Mith Drannor.
Vorn e Kit se reencontram depois de anos. Ela confidencia a ele o encontro com a alma de seu pai e os dois se reaproximam. Os antigos sentimentos de Vorn voltam à tona.
Liaky utiliza seu desejo para fazer com que a Maçã da Vida - fruto da àrvore dos Deuses - caia nas mãos de Rillifane, devolvendo-lhe a divindade.
Liaky, Vorn e Kit se unem ao exército cormyriano nas frentes de batalha contra o dragão.

Tarsakh – Lyra e Aaron também se unem ao front.
Aeloril e Gvanzz juntam-se a seus descendentes na batalha. Aeloril tenta se reconciliar com Liaky.
Casamento de Willian Chagal com Lyra Manter, no acampamento do exército, Baronado da Bandeira Negra, Cormyr.
Morre Aeloril Merlenajnar, pai de Liaky, pelas mãos de assassino mandado por Nalavarauthatoryl. Liaky procura Kallian, o Orador, e pede sua ajuda para falar com seu pai. Ele fala diretamente a Corellon e pede a seu pai que retorne, mas como Aeloril acredita que ninguém o ama no plano morta, se recusa a voltar. Liaky não diz ao pai que o ama, mas sofre com sua morte.
Enfurecidos com a morte de Aeloril, Gvanzz, Liaky, Vorn e Aaron saem em ataque suicida contra as tropas do dragão, matando muitos de seus pupilos malignos. Gvanzz é dominado por um mind flayer e entra em combate com Liaky e Aarom, que são mortos. Vorn mata o mind flayer, libertando Gvanzz. Aaron pede ao pai (Corellon) que os devolva à vida, pois eles ainda têm uma missão a cumprir. Ao retornarem, Gvanzz desfaz suas desavenças com Liaky.
Vorn, Liaky e Aaron encontram e destruem um esquecido, Templo da Aranha de Cristal, de Lolth, mas acabam ficando presos em seus escombros.

Mirtul – No acampamento do exército, Liliaras Vaerdre, uma jovem vidente elfa, prevê a morte de Azoun IV pelas mãos do dragão. A verdadeira responsável por essa morte, entretanto, seria uma feiticeira drow, que lançaria um feitiço na hora do confronto, enfraquecendo Azoun. Os cinco são designados procurar a drow da visão e neutralizá-la.
Kit descobre que seus irmãos foram capturados pelo dragão. Lyra descobre que também a filha de Liaky, Elana, a irmã de Chagal e muitos outros foram feits reféns.
Para entrar no Underdark fortalecidos e com maior conhecimento do local, Lyra, Kit, Vorn, Liaky, Aaron e a vidente Liliaras se unem num ritual élfico conhecido como Communion, criando um elo mental profundo entre os seis participantes, trazendo diversas revelações:
As infâncias traumáticas de Liaky, Lyra, Kit e Vorn; as torturas de Kit nas mãos do príncipe Foril e de seus demônios; o futuro testemunhado pelos quatro, onde todos os elfos foram dizimados; a participação de Vorn na ascendência dos drows à superfície; a verdadeira origem de Aaron, filho de Corellon; a existência da filha de Liaky; o encontro de Lyra e Kit com as almas dos pais; os verdadeiros sentimentos de Vorn por Kit; os sentimentos dela com relação a Ram. Vorn descobre que a mãe foi violentada por seu pai no ritual que o gerou. Liaky descobre que a filha foi capturada pelo dragão.
Para tornar-se poderoso o suficiente para enfrentar o dragão, Aaron se banha no poço de energia mística de Mith Drannor. Ele converte muitos drows a Corellon e Vhaeraun aparece para reclamar.
Lyra, Kit e Vorn vão para Menzoberranzan procurar a drow que lançará o feitiço contra Azoun. Não conseguem encontrá-la e retornam fugidos à superfície.

Kythorn – Aerdye Faenya aparece para Aaron, que muda radicalmente sua forma de pensar, desistindo de enfrentar o dragão. Ele procura os Cavaleiros da Gota de Orvalho e faz um discurso inflamado pela nova ascensão dos elfos em Faerun. Os líderes dos Cavaleiros, Wisran, Thaird e Okbal quase não reconhecem o jovem que treinou com eles.
Liaky descobre que a filha foi seqüestrada pelo assassino de seu pai e por seu antigo colega de missão, o Campeão de Vhaeraun, Ram. Liaky vai até a aldeia de seu clã para pedir a ajuda da mãe, no momento em que a discípulos do dragão aparecem para capturar mais de seus familiares. Liaky acaba sendo capturado e levado aos subterrâneos do acampamento orc, onde é torturado.
Kit leva do reino a primeira filha de Azoun, Tanalesta, para protegê-la, deixando-a sob os cuidados de Oromir, nas colinas próximas a Evereska. Em pouco tempo inicia-se um romance entre a humana e o meio-avariel
O rei Azoun IV surpreende seus conselheiros com suas atitudes impiedosas e caóticas.
Kit e Lyra quase são oferecidas em sacrifício a um demônio emissário de Bane, sendo salvas por Vorn. Elas vão aos subterrâneos sob o acampamento dos orcs para tentar salvar os reféns, e descobrem o envolvimento de Ram, como provável raptor de seus familiares, mas são também ajudadas por ele. Elas são capturadas e levadas a outro plano de existência, até a presença da elfa da lua Nalavara, que elas descobrem ser a verdadeira face do dragão vermelho conhecido como Nalavarathautoryl.
Vorn adentra o Underdark para buscar pistas sobre a drow na visão de Liliaras. Ele encontra um humano diabolista que o manipula de diversas formas, e lhe dá a informação de que a jovem vidente teria sido manipulada e a drow nada mais seria do que uma distração aos Campeões.
Em Cormyr, Liliaras Vaerdre prevê a própria morte.

Flamerule – Lyra tenta barganhar com a dragoa a liberdade de Kit, mas acaba por enfurecê-la. Nalavara liberta Kit e sai em busca do conhecimento do ritual que pode levantar as almas dos elfos mortos da Floresta de Cormanthor para ajudá-la.
Lyra faz seu desejo de Campeã a Corellon, pedindo que ela, Kit, Liaky e Vorn recebam uma nova missão e tornem-se novamente Campeões. Depois, com a armadura divina, deixa o plano da inimiga.
Aaron e Vorn entram no Underdark e libertam Liaky, no momento em que os dois últimos sentem novamente o elo telepático com suas montarias, assim como a presença das novas armaduras.
Vorn deseja todos os itens mágicos que o grupo havia possuído até ali, e os recebe. Nalavara aparece em busca de Liaky, a fim de matá-lo, mas acaba preferindo matar Vorn e ficar com os itens mágicos para seu exército.
Liaky usa um dos novos bastonetes divinos para voltar no tempo e encontrar Nalavara sozinho, bem longe de onde Vorn repete seu pedido pelos itens. Ele desafia a elfa dragão, fazendo-a retornar ao seu plano e deixando-a novamente.presa nele.
Kit dispersa as forças élficas que apóiam Nalavara.
O grupo encontra-se em Arabel. Ao saber da verdadeira identidade do dragão, o rei Azoun dispensa todos os nobres e militares élficos da batalha, para que não tenham de lutar contra sua própria raça.
Azoun confessa a Liaky que matou sua esposa.
Kit recebe uma carta de Vorn explicando seus sentimentos, e fica confusa.
Lyra, Liaky, Kit, Vorn e Aaron descobrem o paradeiro dos reféns em Ice Wind Dale, e vão resgatá-los. Conhecem e contam com a ajuda da aasimar Losshiril, filha de Auril e do jovem bárbaro Günthar.
Vários portais demoníacos são abertos e o grupo tenta fechá-los, com a ajuda de Chagal e de Kallian.
Algo acontece com a ligação de Lolth e suas sacerdotizas. Nenhuma filha-serva de Lolth consegue se comunicar com ela, tornando sua clérigas totalmente sem recursos mágicos.

Eleasias – São travadas as últimas batalhas da guerra de Cormyr.
Liaky é morto por dragão vermelho do exército de Nalavara. Kit se desespera ao ver o corpo do amigo partido em dois.
O corpo de Liaky é arrastado ao Underdark, e transformado em um meio-demônio por um feiticeiro demonista. O grupo tenta resgatá-lo. Kit tem a alma transformada em uma súcubo e tenta seduzir e corromper Vorn. Aaron mata Liaky e desmaia Kit, levando os dois para Valnir para Kallian reviver e curar.
Vorn encontra Ram no Underdark e luta com ele, que vence. Lyra não permite que Ram mate Vorn, mas deixa que ele leve um de seus pertences, como troféu.
Aarom é capturado por Nalavara em seu plano dimensional.
Lyra é morta no combate final com os dragões.
Liaky, Kit e Vorn acompanham Azoun até o final na batalha, na convicção de protegê-lo.
Nalavara e Azoun se ferem mortalmente em combate. O dragão tomba, mas Kit leva o rei até a Orbe da Cura, em Valnir, e o cura.
Yuni Kasdara faz um ritual cedendo seus últimos anos de vida à neta, Lyra, e a traz de volta à vida.
Lyra resgata Aaron do plano de Nalavara.
Termina a guerra de Cormyr. Os elfos são considerados heróis no reino. Chagall é promovido a Generalíssimo.
Tanalesta retorna ao reino com Oromir e assume o trono do pai, temporariamente.
Vorn vai a Mith Drannor com Kallian e utiliza um dos bastonetes divinos para canalizar a energia do poço de energia e desejar que todo o mal seja extirpado da Floresta de Cormanthor. Todos os drows residentes na floresta tornam-se bons e convertem-se a Corellon e Eilistree. Seu ato atrai a fúria de muitos deuses, inclusive do próprio Corellon. Vorn vai ao encontro de Liene e rapta Elana, filha de Liaky com Liene, a entregando aos cuidados do clã Merlenajnar. Liene jura vingança.
Liaky resgata a filha da floresta de sua família e passa a residir com ela em Valnir.

Eleint – Liaky começa a recrutar o novo grupo da Adaga do Alvorecer.
Aaron e Vorn também se fixam em Valnir. Vorn  torna-se o guardião da Orbe e conselheiro de magia de Kallian.
Kit se despede dos outros e parte em viagem com os irmãos, protegidos por anéis de não-detecção. Seu desejo é de que possam conhecer um pouco do mundo em paz.
Lyra trabalha com Chagall na reconstrução de Cormyr.

Marpenoth - Guerras internas abalam todo o underdark, toda estrutura de poder Drow e ameaçada. A falta da deusa em suas vidas transforma a sociedade drow caótica como um todo. Dezenas de guerras civis em cidades-estado varrem o Underdark.
Raças como os Derro e Orcs se aproveitam e tomam territórios mais isolados de colônias dos elfos negros.

Uktar - Um grupo de tieflings liberta a Besta do Apocalipse - um gigantesco dragão adormecido que seria, pelas lendas, o fim do mundo - e atacam Valnir. 
Vorn, Liaky, Aaron,  Leinara (sacerdotisa-mor de Eilistraee), Gortak (um anão monje), o Orador Da Luz da Manhã e toda a cidade Valnir é mobilizada para repelir o ataque.
A famigerada Besta do Apocalipse é destruida e o culto demoniaco dos tieflings morto. 
Valnir é completamente destruida e a orbe dourada desaparece, presumidamente destruida também. O Orador da Luz da Manha tomba em combate, mas num derradeiro esforço consegue salvar o Sol Celestial de Lathander, artefato-símbolo de designação de seu posto.
Um clérigo do mesmo deus - Lathander - causa uma grande animosidade entre a igreja de Lathander e de Corellon, pois desejava reter o artefato para sí.
Leinara tambem morre de ferimentos graves após o combate. 

Nightal — Vorn se utiliza de um poço de poder e consegue trazer Leinara da morte em um ritual de magia profana, quase morrendo no processo e conspurcando o poço de poder.

1375: O Ano da Ascensão dos Elfos


Hammer – Kit prova novamente seu valor e sua fé a Corellon, e volta a ser Campeã, trazendo o Livro do Desespero de volta ao plano mortal, e se comprometendo a guardá-lo. Os outros são escolhidos como seus ajudantes na missão. Lyra, Liaky, Palmion, Ryvanna, Bertrand e Alinar, irmão de Ryvanna recebem armaduras semelhantes à dela.
Kit invoca sua nova montaria, Artax, um pégaso negro, e recupera a memória de sua “outra vida” (quando teve parte de sua alma resgatada em Evermeet).
O grupo muda-se para o Baronado das Quatro Quedas, de Liaky, em Cormyr.
Kit e Lyra metem-se em confusão em Tilverton, durante a Festa de Selune, quando descobrem uma guilda que sacrifica virgens para dar seu sangue a um demônio. Com a ajuda de Ulfgar Dankill, um anão paladino de Moradin, elas impedem o sacrifício, matam o demônio e desmantelam a guilda.

Altariak – Milhares de orcs avançam contra a cidade anã ao norte do Baronado de Liaky. O grupo lidera ataques importantes, ajudados pelos magos guerreiros de Suzail, e conseguem rechaçar a ameaça. Uma união é forjada entre a cidade e o Baronado das Quatro Quedas. Os anões mandam Clamp, clérigo de Moradin, para montar residência e construir um Templo no Baronado, a pedido de Liaky.

Ches – A cidade do Vale das Sombras é destruído pelo demônio Glabrezu. Palmion e sua esposa são considerados mortos. Apenas Gunthor e Kublan sobrevivem.

Tarsakh – Ryvana adota Kublan, filho de sua amiga, Lei. Por duas semanas o grupo pesquisa na biblioteca de Elventree possíveis causas para a estranheza de Kublan.

Mirtul – Lyra, Bertrand e Ryvanna começam a se desentender quanto à presença de Kublan com o grupo e sobre as prioridades e os planos de ação dos Campeões. Clamp cuida da criança enquanto permanece na Torre de Liaky.
Ataque de mais um dos demônios de Lolth. Clamp mostra-se um aliado de valor na batalha.
Bertrand é mortalmente ferido e Kit salva a vida dele oferecendo a sua a Corellon. Corellon o aceita então como um filho, e Bertrand se torna um Campeão.

Kythorn – Investida de um guerreiro de Forte da Vela contra o Baronado das Quatro Quedas para desafiar Liaky acirra ainda mais as disputas internas. Lyra é quase morta em combate, sendo salva por Bertrand. Ryvanna e Bertrand discutem sobre postura diante de inimigos quando ela mata um prisioneiro amarrado e sem chance de defesa. Kit se revolta com Liaky quando ele ameaça seus amigos para não o ajudarem na batalha, sob pena de se voltar contra eles. Allinar Le’Quella se desentende com o tenente do Baronado, sendo expulso do território, por Liaky.
O Livro do Desespero aproveita para semear a discórdia entre os Campeões, influenciando seus sentimentos já conturbados.

Flamerule – As guerreiras autodenominadas “flagelos de Beshaba” invadem Evermeet e o Panteão élfico, causando verdadeiro massacre no plano terrestre e aprisionando Corellon no divino. O grupo consegue libertá-lo e, em seguida, mata as ofensoras.
Corellon fala a todos os seus filhos, mudando levemente suas características para disfarçá-los e não mais envolvê-los na guerra dos deuses. Ele desfaz os danos da batalha, ressuscitando todos os elfos mortos, inclusive os irmãos de Kit. Ao vê-los novamente com vida, Kit, que vinha escondendo de todos o seu retorno do futuro, decide revelar-se e contar tudo a eles, passando a visitá-los quase todos os dias.

Eleasias – Kit, Lyra, Liaky, Ryvanna e Bertrand separam-se e viajam para procurar os novos integrantes do grupo de Campeões. Kit e Lyra procuram o avariel, Liaky e Ryvanna, o elfo das sombras e Bertrand, o elfo do mar.
Bertrand encontra Irina, Lyra e Kit trazem Oromir, meio-avariel. Ryvanna e Liaky vão parar na prisão, ao entrarem na cidade dos elfos das sombras, e estariam destinados a morrer de fome se não fosse Ram, um elfo das sombras que acaba libertando os dois quando eles lhe prometem poder.
Em Evereska, Kit e Lyra conhecem o rei do local, Ilishar Nelnueve, único sobrevivente do primeiro grupo dos Campeões de Corellon, cuja missão seria resgatar Mith Drannor.
O grupo se reúne no Baronado dos Corais para treinar os futuros Campeões.
A presença de Ram causa discórdia. Kit e Lyra relutam em confiar nele e não o aceitam como um possível Campeão.

Eleint – Rillifane, Deus dos elfos selvagens, cai, tornando-se mortal. Os Campeões são designados para protegê-lo e procurar os meios de trazê-lo de volta à divindade.
Um novo Tempo das Perturbações se anuncia.
Kit e Lyra saem juntas em viagem decididas a realizar um ritual para se comunicarem com seus pais, a fim de conseguir informações sobre os antigos Campeões e sua ruína. São ajudadas pelos clérigos de Selune Colton, do Baronado dos Corais, e Lisander, de Waterdeep. Elas falam diretamente com as almas de Roualann e Shamri, resolvendo conflitos emocionais e colhendo informações. Kit descobre que não foi o pai quem abriu o Livro do Desespero, e sim sua mãe, e que foi ele quem a matou, em conseqüência disso. Ambas ficam profundamente abaladas.
O Taslói reaparece convidando-as para sua festa de casamento que termina mal quando elas descobrem que Cavaleiros da Gota de Orvalho foram mortos e servidos no banquete da festa. Taslói rompe com sua família e com a noiva. Depois mata todos os integrantes de sua guilda, usando todo seu dinheiro para ressuscitar os “amigos das amigas”.

Marpenoth – Ryvanna decide que não pode cumprir a missão de resguardar o livro e ao mesmo tempo cuidar de Kublan, e leva-o com Kit a Waterdeep para ser criado pelos clérigos do templo de Selune. Lisander, o sumo-sacerdote da região, as recebe pessoalmente e aceita a criança, mandando-a para um gigantesco convento fora da cidade.
Vorn retorna à superfície com os drows de Vhaeraun e fortalece os domínios drows na Floresta de Cormanthor. Centenas de elfos são dizimados por suas tropas.

Uktar – Forma-se o novo grupo de Campeões: Kit, Lyra, Liaky, Ryvanna, Bertrand, Oromir (meio-avariel) e Irina (elfa do mar). Ram (elfo das sombras) é rejeitado por Corellon, mas torna-se Campeão de Vhaeraun. Corellon traz Evermeet de volta ao plano a pedido do grupo.
Brigas internas continuam a abalar os Campeões. Bertrand passa a disputar com Lyra a liderança do grupo. Lyra e Kit continuam a rejeitar Ram como integrante do grupo. Ao mesmo tempo, Kit sente-se atraída por ele.

Nightal – Aeloril e Gvanzz aparecem no Baronado de Liaky, a pedido de Lyra e Kit. Eles explicam a seus sucessores o significado de ser Campeão e a história do Livro. Gvanzz revela que, apesar de Vorn ter matado o corpo de Margatzz a feiticeira acabará reaparecendo, uma vez que sua alma está aprisionada em um Rubi místico de paradeiro desconhecido, o que a impede de morrer.
O Livro do Desespero continua a influenciar o grupo, aproveitando-se da discórdia gerada por Ram.
Liaky quase mata Gvanzz num momento de discussão, e ele jura vingar-se. Aeloril tenta manter o amigo longe de seu filho.
Bertrand tenta roubar o Livro para si, motivo pelo qual Kit quase o mata. Ela toma o Livro das mãos dele e foge. Bertrand atenta contra a vida dela e Ram volta-se contra ele, matando-o. Influenciado pelo Livro, Ram sente prazer ao matar o companheiro.
Um jovem aprendiz dos Cavaleiros da Gota de Orvalho, Aaron Cerendrel, que passava ali para conhecer o Barão elfo, aparece nesse exato momento, encontrando o caos. Na verdade, Aaron é o futuro Orador de Sóis, filho de Corellon, viajando em busca de conhecimento. Ele deixa Ram inconsciente e deseja entregá-lo às autoridades.
Kit leva Ram ao Parlamento das Árvores para ser julgado, mas o Parlamento não tem jurisdição para julgar um Campeão de Vhaeraun.
Ao mesmo tempo, exércitos de orcs e outras criaturas malignas, lideradas por um imenso dragão vermelho começam a avançar sobre Cormyr.
O grupo se separa. Liaky fica no Baronado para montar a resistência ao dragão. Ryvanna, desesperada com a morte de Bertrand, pega o corpo do amigo e o leva ao Plano dos Deuses para implorar por sua vida, mas sua fé não é suficiente para convencer o Deus élfico, e ela viaja a Evermeet, frustrada e sem fé.
Irina enlouquece com a morte de seu querido Bertrand e acaba sendo possuída pelo livro, tentando matar a todos.

1374: O Ano das Tempestades Elétricas


Hammer – Nasce Elana, filha de Liaky Merlenajnar e Liene Vlasnar, na cidade de Suzail, capital de Cormyr. Liene não avisa Liaky do nascimento da filha.

Altariak – Vorn planeja uma grande festa em seu Baronado e convida todos os seus aliados.

Ches – Roualann On’Millua reaparece com o Livro do Desespero em plena festa no Baronado do Corvo para matar o Orador dos Sóis. Com a ajuda da avariel Anyia, ele mata o filho de Corellon, enquanto grande batalha é travada, entre seus aliados malignos e as forças combinadas dos Campeões, Cavaleiros da Gota de Orvalho, Vanjerdahast e Azoun IV, além dos remanescentes dos antigos Campeões: Aeloril, Gvanzz, Nualan e Barlwen.
Roualann e Anyia são mortos. Os novos Campeões descobrem então sua verdadeira missão, que fora antes de seus pais.
Corellon aparece pessoalmente e retira o Livro do Desespero do plano dos mortais. Todos os Campeões perdem suas dádivas. Outros deuses, como Mystra, são vistos na batalha.
Evermeet se desliga do plano, com a morte do Orador.

Tarsakh – Chagal começa a ter pesadelos estranhos e perturbadores todas as noites.

Mirtul – Com a morte do Orador de Sóis, Amlaruil reassume o trono de Evermeet.
Os Cavaleiros da Gota de Orvalho, sem poder voltar para Evermeet, se instalam na parcialmente destruída Cantilis Cantril.
Liaky promove festas no Baronado das Quatro Quedas para escolher um novo nome para o local. Nos concursos realizados ele conhece Corvus, guerreiro humano experiente, que acaba contratando como delegado do local.

Kythorn – Anuncia-se uma Guerra Santa entre os discípulos de Tempus e os elfos de Corellon.
Muitos demônios são enviados por Lolth para matar os recém destituídos Campeões. Os Campeões viajam ao futuro para fugir dos demônios e se perdem em épocas diferentes.
Lyra descobre no futuro que os sonhos de Chagal acabarão por transformá-lo em um morto-vivo que servirá como âncora para a abertura de um portal para Ravenloft, trazendo grande desgraça ao reino de Cornyr, e a toda Faerun.
Liaky, Lyra, Vorn e Palmion se reencontram 2000 anos no futuro. Uma época de avançada tecnologia e pouca magia, onde os elfos desapareceram, tornando-se meras lendas, e seus Deuses foram mortos. Apenas Vhaeraun sobrevive, como um Deus supremo.
Kit reaparece sem nenhuma memória de tudo que aconteceu depois de ter sido desintegrada pelo gênio. Na verdade, ela não havia sido desintegrada, e sim teleportada para aquele momento no futuro pela gênia Seirtdeetgnittanses, buscando vingança dos responsáveis pelo seu aprisionamento de séculos. Kit conversa com ela, e a convence de deixá-la escapar em troca da promessa de libertá-la no passado.
A transformação de Vorn em demônio é completada. Outro demônio assume seu lugar e é morto por guerreiros da época. O resto do grupo chora sua suposta morte, sem nada poder fazer, uma vez que Faerun está morta de magia. O grupo adentra o Undermountain e retorna ao seu tempo através do Portal Temporal. Vorn fica perdido sozinho no futuro.
De volta a Kytohrn do Ano das Tempestades Elétricas, Kit fica sabendo do reaparecimento e morte de seu pai e do desligamento de Evermeet do plano — onde encontram-se seus irmãos. Chocada com as novas revelações sobre sua família e o isolamento planar dos irmãos, ela se distancia dos amigos. Liaky torna-se extremamente protetor com relação a ela.

Flamerule – Tethyr limpa todas as suas terras da presença não-humana.
Lyra reencontra Chagal muito mudado e já corrompido, e tem que lutar com espectros e com um demônio Súcubo, que o controla. Com a ajuda de Liaky e Palmion ela mata a Súcubo e retorna Chagal ao seu estado normal, banhando-o no Mar de Água Benta de Celestia (plano celeste ao qual foram levados por Maxer, o líder dos magos de batalha de Suzail e Khelben Blackstaff, de Waterdeep).
Vorn retorna através do Undermountain. Já completamente transformado em demônio, ele nem procura os companheiros, mas adentra o Underdark para se dedicar à ascensão dos drows de Vhaeraun à superfície.

Eleasias – Ataque dos demônios enviados por Lolth. Três dos demônios atacam os Campeões, mas são derrotados.

Eleint – Traizam, o mago de Ravenloft, consegue abrir o portal para Toril, no centro Baronado dos Corais, de Lyra, mesmo sem utilizar Chagal como âncora. Todos os soldados do local são dizimados.
Liaky procura Liene em Suzail e descobre a existência de sua filha, um bebê de oito meses. Liene diz que não quer que a filha saiba da existência de Liaky, e pede a ele que se afaste. Liaky vai depois ao encontro da Ninfa e ela termina o relacionamento entre eles, com a desculpa de que agora ele tem outra mulher em seu coração. Liaky fica arrasado e briga com seus amigos, que partem para o Baronado dos Corais sem ele.

Marpenoth – Liaky sai por seu Baronado sozinho para caçar orcs, e acaba sendo capturado por Malogro e vendido para o Forte Zhentil como gladiador.
Elventree é novamente infestada por vampiros. Kit, Lyra e Palmion intervêm, e conseguem destruir a cabeça do vampiro ancião que atraiu seus discípulos para a região, além de punir o halfling responsável por sua presença.
Os três conhecem Ryvana Le’Quella, elfa da lua, de Evermeet, e Bertrand, um dragão de aço preso no corpo de um elfo albino, que se unem a eles para ajudar.
Lyra, Kit e Palmion descobrem que Liaky foi capturado e vão em seu auxílio, conseguindo resgatá-lo com a ajuda de Corvus, Ryvana e Bertrand, no momento exato em que ele consegue fugir das masmorras dos gladiadores.

Uktar – O grupo retorna a Shadow Dale.
Liaky tenta desculpar-se com Lyra pela briga de antes de ser capturado, mas ela, assim como Kit, torna-se distante dele.
Através do Oráculo em caveira que Bertrand comprou em Elventree, o grupo descobre o paradeiro da esposa e da filha do rei Azoun, e que Tanalesta (a filha) foi morta e transformada em um morto-vivo. Kit vai a Suzail dar a notícia ao rei, que implora a ela que faça o impossível para salvar a princesa e devolvê-la a ele.
Mais um dos demônios de Lolth ataca em Shadow Dale.

Nightal – O Orador da Luz da Manhã executa um ritual para restabelecer o corpo de Kit. Um Avatar de Cyric aparece durante o ritual para interrompê-lo e clamar pela alma da elfa, mas é morto por Bertrand.
Aelthas, o Capelão do Vale anuncia oficialmente a guerra santa entre os discípulos de Tempus e os de Corellon. O grupo decide ir ao Parlamento das Árvores buscar respostas de como impedir a guerra.

1373: O Ano dos Dragões Ladinos


Hammer – Lyra, Liaky, Vorn e Palmion procuram Sansuth, a dracolich, e pedem ajuda para achar a cura para a doença mágica que assola os reinos. São bem sucedidos e criam a Orbe da Cura, que livra quem a toca de todos os males, físicos ou mentais.

Altariak – Kit reaparece como guerreiro maligno de Foril e enfrenta seus amigos, que a libertam. O grupo parte até Cormyr para enfrentar o príncipe e é envolvido em um jogo de dominação mental, no qual Lyra é morta por Malogro, e depois trazida de volta pelos sacerdotes do rei.
Lyra percebe as ilusões geradas por Foril e elabora um plano para libertar a si e seus amigos, que tem Liaky como elemento central. Ela é bem sucedida e Liaky desempenha seu papel, libertando os companheiros.
Kit tem a alma desintegrada por um gênio maligno durante a escapada. Lyra descobre a morte da amiga ao encontrar seu pégaso ferido.
Palmion começa a sentir amizade pelos novos companheiros de batalhas.
Gvanzz reaparece como um falso ajudante de Foril e ajuda os Campeões. Eles conseguem matar o príncipe de Cormyr e desmantelar seu exército. Palmion mata uma aranha gigante, avatar de Lolth a serviço do príncipe.
Palmion mata uma aranha gigante, com a espada demoniaca de Vorn, um avatar de Lolth a serviço do príncipe, causando assim um grande conflito entre Lolth e Vhaerraun.
A Máscara das Mentiras, artefato maligno poderosíssimo usado por Foril é destruída, o que cria uma área de magia morta próxima da cidade de Shadow Dale. Isso faz com que todas as armaduras e itens sagrados que o grupo carrega percam seu poder.
Ao fim da batalha, Gvanzz revela-se como pai de Vorn e depois some. O Vale das Sombras fica tomado pelos drows.

Ches – Azoun IV recupera o trono de Cormyr. Azoun nomeia Lyra Baronesa dos Corais, Liaky Barão das Quatro Quedas e Vorn Barão do Corvo.
Consuma-se o romance entre Willian Chagal e Lyra Manter. Liaky inicia romance com uma jovem humana cormyriana, Liene.
A pedido de Lyra, o Orador dos Sóis, Rowarant, Vanjerdahast, Elminster e outros aliados poderosos fazem um ritual para trazer de volta parte da alma de Kit, a partir do vínculo astral entre ela e seu pégaso. Eles “costuram” os retalhos de sua alma ao corpo de outra pessoa, falecida recentemente.
Ryvanna Le'Quella chega a cidade de Shadowdale. Gosta do jeito pacato da região e decide ficar algum tempo ali.

Tarsakh – Mourngrym tenta resistir às constantes ameaças de drows e orcs no Vale das Sombras. Durante a resistência, Palmion é morto e trazido de volta pelo capelão do Vale das Sombras, Aelthas, um paladino de Tempus.
Ao morrer e voltar à vida, Palmion considera que não é mais a mesma pessoa e que seu antigo eu morreu, juntamente com suas obrigações, incluindo assassinar seus amigos. Ele conta aos outros o verdadeiro motivo de ter se unido ao grupo e que sua obrigação para com a Horda morreu.
Ryvanna ajuda as defesas da Torre Retorcida, evitando assim a invasão da cidade e fazendo amizades importantes ali.

Mirtul – O grupo conhece Gunthor, ferreiro anão do Vale das Sombras.
Liaky também é morto em confronto com os drows, mas é trazido de volta pelo capelão.
Kit reencontra seus irmãos no vale das Sombras.
Por causa da contagem de corpos inimigos, Ryvanna recebe uma casinha e terreno de plantio na região perto da cidade de Shadowdale.

Kythorn – Liaky encontra membros do seu clã e é levado ao Orador dos Sóis para pagar por seu insulto a ele, o que servirá como rito de passagem para a maturidade.
Liaky é publicamente destituído como Campeão de Rillifane e passa a servir ao Orador como seu lacaio.
Antes de partir para Evermeet ele termina seu romance com Liene, sem saber que ela está grávida de um filho seu.
Kit também se muda para Evermeet para tornar-se aprendiz dos Cavaleiros da Gota de Orvalho, e leva seus irmãos consigo. Eles passam a morar no Templo, como aprendizes de Rowarant.
Estreitam-se os laços de amizade entre Kit e Liaky.
Lyra e Palmion viajam para o norte, onde ela reencontra seu antigo namorado, Gunther, atualmente um dos lordes mercadores de Hillsfar. Lyra e Palmion tornam-se muito próximos.

Flamerule – Palmion conhece Lei, na viagem, e casa-se com ela. Ela está grávida e assim que a criança nascer será adotada por ele.
Vorn começa a se transformar em demônio, devido à convivência com a espada amaldiçoada que copiou de um dos demônios de Foril, com os bastonetes de Vhaeraun.
Kit é emboscada em Evermeet por família que tramava contra o Orador e morre nos braços do amigo Liaky, que nada pode fazer a não ser vingar sua morte. Seu pégaso sucumbe com ela. Sua essência se perde e seus amigos não encontram meios de trazê-la de volta.

Eleasias - Liaky e Vorn decidem caçar o dragão verde que matou Kit há um ano e reaver os bastonetes de Corellon levados por ele. São bem sucedidos, mas Drake é morto no incidente. Liaky o ressuscita com um desejo.

Eleint – Vorn tenta trazer Kit de volta com um desejo, mas a magia não é suficiente.
Na floresta próxima ao covil do dragão, Liaky encontra uma Ninfa que se atrai por ele graças à aura de Campeão sagrado, e inicia um caso com ela.
Vorn reúne um exército de humanos, anões e elfos para libertar o Vale das Sombras. Liaky discute com os anões das montanhas a norte dos Vales e, para protegê-lo, Vorn mata três dos anões, sendo amaldiçoado pelos outros. O incidente faz com que os elfos sejam mal quistos em todas as terras anãs adjacentes.

Marpenoth – Vorn consegue convencer os drows machos a se rebelarem e mata todas as fêmeas drows no Vale das Sombras, tomando para si a liderança da cidade. Ele tenta invadir várias vezes a cidade do Underdark que comandou o ataque ao Vale, mas falha e é capturado e torturado.
Ele descobre que na verdade é Margatzz, líder das Olhos de Lolth, quem está por trás dos ataques. Ela busca as Pedras do Poder, com as quais espera completar o ritual de sacrifício de Vorn, o filho do Campeão Gvanzz, sem saber que elas foram destruídas há muitos meses. Liaky e Lyra vão ao Underdark resgatar o amigo, mas acabam capturados. Vorn escapa, arruinando o ritual e libertando seus companheiros. Ele mata Margatzz e rouba o trono de poder da feiticeira.

Uktar – Nasce Kublan, filho adotivo de Palmion.
Ryvanna Le'Quella impede um grande grupo de taslóis de roubar uma caravana comerciante. O ferreiro Gunthor faz duas adagas com símbolos de runas de família e dá de presente para Ryvanna, resmungando e comentando que não era um presente, apenas uma lembrança de bravura.

Nightal – Após muitos meses e muitas investidas, Os drows são finalmente rechaçados do Vale das Sombras, pelas tropas resistentes dos Vales e pelos Campeões.
Mourngrym Amcathra se aposenta e se retira dos Vales. Palmion MacCormyc torna-se o novo Lorde do Vale das Sombras.