quarta-feira, 5 de setembro de 2012

1376: O Ano da Lâmina Torta


Hammer – Kit e Lyra pegam a Máscara das Mentiras em Evermeet, e vão atrás de Irina, com Aaron e Oromir. Lyra destrói a Máscara das Mentiras para formar uma área de magia morta, como já acontecera uma vez em Shadow Dale, anulando o poder do livro. Irina quase morre no conflito, e os quatro colocam fogo no livro, destruindo-o.
O Livro do Desespero se vai para sempre.
Com a armadura de Bertrand, Aaron viaja ao Plano dos Deuses e conhece seu pai, Corellon. Sua percepção do mundo nunca mais seria a mesma a partir desse dia.

Altariak – Ainda protegidas por suas armaduras, Lyra e Kit viajam até o plano negativo e resgatam a alma da filha de Azoum, que é trazida de volta à vida. Tanalesta se emociona quando as duas explicam o que lhe aconteceu e, em agradecimento, dá a cada uma um anel com o brasão real, tornando-as membros da família Obarskyr.
Após resolvidas suas pendências, e após as devidas despedidas, Kit e Lyra saem em missão suicida em direção a Mith Drannor, para retomar a cidade. Muitos amigos unem-se a elas: Oromir, Ryvanna e Allinar Le’Quella, Ilishar Nelnueve, Kallian e diversos Cavaleiros da Gota de Orvalho.
Simultaneamente, Vorn finalmente reaparece, entrando em contato com Liaky, a fim de usar os bastonetes do amigo para concluir seu plano de tomar Mith Drannor para os drows. Os dois entram na cidade ao mesmo tempo em que Lyra e Kit. Juntos, em frentes distintas, eles conseguem expulsar ou matar todos os demônios do local, fechar o portal, demoníaco, além de quase matar a aranha gigante, filha de Lolth, que só é salva pela intervenção de Vhaeraun. Vorn encontra o imenso rubi que guarda a alma de Margatzz ao lado do portal demoníaco de Mith Drannor, e o destrói de uma vez por todas, livrando-se da inimiga.
Kit morre na batalha contra a aranha, mas um desejo feito por Lhaeo garante que ela retornará três dias depois.
Vorn, Lyra e Liaky se reencontram.
Com um mês decorrido do fim de sua missão, os itens de todos os Campeões perdem poder, e a eles é concedido um desejo para cada um utilizar da forma que desejar.
Com a perda de seus itens mágicos, Vorn se livra da influência maligna da espada e se torna meio drow novamente. O peso de seus atos malignos enquanto demônio começam a pesar sobre seus ombros.
Deprimida com a morte de Bertrand, Ryvanna retorna a Evermeet para ficar com sua família e tentar se reconciliar com o irmão Theriat.

Ches – Lyra sai com a avó Yuni Kasdara para um plano dimensional alternativo onde passa um ano aprendendo a arte druídica. Em Toril passam-se apenas alguns dias.
Vorn tenta convencer os drows sob seu comando a seguir uma linha pacifista como ele interpreta que seu Deus pregue. Ele chama o Avatar de Vhaeraun para falar aos drows, e é desmoralizado quando este diz que os drows devem dominar as outras raças, não conviver pacificamente com elas. Vorn utiliza seu desejo para destruir a Orbe Negra ostentada pelo dragão Nalavarathautoryl, e depois se confronta com Jezz, o infame, matando-o, e abandonando os drows em Mith Drannor.
Vorn e Kit se reencontram depois de anos. Ela confidencia a ele o encontro com a alma de seu pai e os dois se reaproximam. Os antigos sentimentos de Vorn voltam à tona.
Liaky utiliza seu desejo para fazer com que a Maçã da Vida - fruto da àrvore dos Deuses - caia nas mãos de Rillifane, devolvendo-lhe a divindade.
Liaky, Vorn e Kit se unem ao exército cormyriano nas frentes de batalha contra o dragão.

Tarsakh – Lyra e Aaron também se unem ao front.
Aeloril e Gvanzz juntam-se a seus descendentes na batalha. Aeloril tenta se reconciliar com Liaky.
Casamento de Willian Chagal com Lyra Manter, no acampamento do exército, Baronado da Bandeira Negra, Cormyr.
Morre Aeloril Merlenajnar, pai de Liaky, pelas mãos de assassino mandado por Nalavarauthatoryl. Liaky procura Kallian, o Orador, e pede sua ajuda para falar com seu pai. Ele fala diretamente a Corellon e pede a seu pai que retorne, mas como Aeloril acredita que ninguém o ama no plano morta, se recusa a voltar. Liaky não diz ao pai que o ama, mas sofre com sua morte.
Enfurecidos com a morte de Aeloril, Gvanzz, Liaky, Vorn e Aaron saem em ataque suicida contra as tropas do dragão, matando muitos de seus pupilos malignos. Gvanzz é dominado por um mind flayer e entra em combate com Liaky e Aarom, que são mortos. Vorn mata o mind flayer, libertando Gvanzz. Aaron pede ao pai (Corellon) que os devolva à vida, pois eles ainda têm uma missão a cumprir. Ao retornarem, Gvanzz desfaz suas desavenças com Liaky.
Vorn, Liaky e Aaron encontram e destruem um esquecido, Templo da Aranha de Cristal, de Lolth, mas acabam ficando presos em seus escombros.

Mirtul – No acampamento do exército, Liliaras Vaerdre, uma jovem vidente elfa, prevê a morte de Azoun IV pelas mãos do dragão. A verdadeira responsável por essa morte, entretanto, seria uma feiticeira drow, que lançaria um feitiço na hora do confronto, enfraquecendo Azoun. Os cinco são designados procurar a drow da visão e neutralizá-la.
Kit descobre que seus irmãos foram capturados pelo dragão. Lyra descobre que também a filha de Liaky, Elana, a irmã de Chagal e muitos outros foram feits reféns.
Para entrar no Underdark fortalecidos e com maior conhecimento do local, Lyra, Kit, Vorn, Liaky, Aaron e a vidente Liliaras se unem num ritual élfico conhecido como Communion, criando um elo mental profundo entre os seis participantes, trazendo diversas revelações:
As infâncias traumáticas de Liaky, Lyra, Kit e Vorn; as torturas de Kit nas mãos do príncipe Foril e de seus demônios; o futuro testemunhado pelos quatro, onde todos os elfos foram dizimados; a participação de Vorn na ascendência dos drows à superfície; a verdadeira origem de Aaron, filho de Corellon; a existência da filha de Liaky; o encontro de Lyra e Kit com as almas dos pais; os verdadeiros sentimentos de Vorn por Kit; os sentimentos dela com relação a Ram. Vorn descobre que a mãe foi violentada por seu pai no ritual que o gerou. Liaky descobre que a filha foi capturada pelo dragão.
Para tornar-se poderoso o suficiente para enfrentar o dragão, Aaron se banha no poço de energia mística de Mith Drannor. Ele converte muitos drows a Corellon e Vhaeraun aparece para reclamar.
Lyra, Kit e Vorn vão para Menzoberranzan procurar a drow que lançará o feitiço contra Azoun. Não conseguem encontrá-la e retornam fugidos à superfície.

Kythorn – Aerdye Faenya aparece para Aaron, que muda radicalmente sua forma de pensar, desistindo de enfrentar o dragão. Ele procura os Cavaleiros da Gota de Orvalho e faz um discurso inflamado pela nova ascensão dos elfos em Faerun. Os líderes dos Cavaleiros, Wisran, Thaird e Okbal quase não reconhecem o jovem que treinou com eles.
Liaky descobre que a filha foi seqüestrada pelo assassino de seu pai e por seu antigo colega de missão, o Campeão de Vhaeraun, Ram. Liaky vai até a aldeia de seu clã para pedir a ajuda da mãe, no momento em que a discípulos do dragão aparecem para capturar mais de seus familiares. Liaky acaba sendo capturado e levado aos subterrâneos do acampamento orc, onde é torturado.
Kit leva do reino a primeira filha de Azoun, Tanalesta, para protegê-la, deixando-a sob os cuidados de Oromir, nas colinas próximas a Evereska. Em pouco tempo inicia-se um romance entre a humana e o meio-avariel
O rei Azoun IV surpreende seus conselheiros com suas atitudes impiedosas e caóticas.
Kit e Lyra quase são oferecidas em sacrifício a um demônio emissário de Bane, sendo salvas por Vorn. Elas vão aos subterrâneos sob o acampamento dos orcs para tentar salvar os reféns, e descobrem o envolvimento de Ram, como provável raptor de seus familiares, mas são também ajudadas por ele. Elas são capturadas e levadas a outro plano de existência, até a presença da elfa da lua Nalavara, que elas descobrem ser a verdadeira face do dragão vermelho conhecido como Nalavarathautoryl.
Vorn adentra o Underdark para buscar pistas sobre a drow na visão de Liliaras. Ele encontra um humano diabolista que o manipula de diversas formas, e lhe dá a informação de que a jovem vidente teria sido manipulada e a drow nada mais seria do que uma distração aos Campeões.
Em Cormyr, Liliaras Vaerdre prevê a própria morte.

Flamerule – Lyra tenta barganhar com a dragoa a liberdade de Kit, mas acaba por enfurecê-la. Nalavara liberta Kit e sai em busca do conhecimento do ritual que pode levantar as almas dos elfos mortos da Floresta de Cormanthor para ajudá-la.
Lyra faz seu desejo de Campeã a Corellon, pedindo que ela, Kit, Liaky e Vorn recebam uma nova missão e tornem-se novamente Campeões. Depois, com a armadura divina, deixa o plano da inimiga.
Aaron e Vorn entram no Underdark e libertam Liaky, no momento em que os dois últimos sentem novamente o elo telepático com suas montarias, assim como a presença das novas armaduras.
Vorn deseja todos os itens mágicos que o grupo havia possuído até ali, e os recebe. Nalavara aparece em busca de Liaky, a fim de matá-lo, mas acaba preferindo matar Vorn e ficar com os itens mágicos para seu exército.
Liaky usa um dos novos bastonetes divinos para voltar no tempo e encontrar Nalavara sozinho, bem longe de onde Vorn repete seu pedido pelos itens. Ele desafia a elfa dragão, fazendo-a retornar ao seu plano e deixando-a novamente.presa nele.
Kit dispersa as forças élficas que apóiam Nalavara.
O grupo encontra-se em Arabel. Ao saber da verdadeira identidade do dragão, o rei Azoun dispensa todos os nobres e militares élficos da batalha, para que não tenham de lutar contra sua própria raça.
Azoun confessa a Liaky que matou sua esposa.
Kit recebe uma carta de Vorn explicando seus sentimentos, e fica confusa.
Lyra, Liaky, Kit, Vorn e Aaron descobrem o paradeiro dos reféns em Ice Wind Dale, e vão resgatá-los. Conhecem e contam com a ajuda da aasimar Losshiril, filha de Auril e do jovem bárbaro Günthar.
Vários portais demoníacos são abertos e o grupo tenta fechá-los, com a ajuda de Chagal e de Kallian.
Algo acontece com a ligação de Lolth e suas sacerdotizas. Nenhuma filha-serva de Lolth consegue se comunicar com ela, tornando sua clérigas totalmente sem recursos mágicos.

Eleasias – São travadas as últimas batalhas da guerra de Cormyr.
Liaky é morto por dragão vermelho do exército de Nalavara. Kit se desespera ao ver o corpo do amigo partido em dois.
O corpo de Liaky é arrastado ao Underdark, e transformado em um meio-demônio por um feiticeiro demonista. O grupo tenta resgatá-lo. Kit tem a alma transformada em uma súcubo e tenta seduzir e corromper Vorn. Aaron mata Liaky e desmaia Kit, levando os dois para Valnir para Kallian reviver e curar.
Vorn encontra Ram no Underdark e luta com ele, que vence. Lyra não permite que Ram mate Vorn, mas deixa que ele leve um de seus pertences, como troféu.
Aarom é capturado por Nalavara em seu plano dimensional.
Lyra é morta no combate final com os dragões.
Liaky, Kit e Vorn acompanham Azoun até o final na batalha, na convicção de protegê-lo.
Nalavara e Azoun se ferem mortalmente em combate. O dragão tomba, mas Kit leva o rei até a Orbe da Cura, em Valnir, e o cura.
Yuni Kasdara faz um ritual cedendo seus últimos anos de vida à neta, Lyra, e a traz de volta à vida.
Lyra resgata Aaron do plano de Nalavara.
Termina a guerra de Cormyr. Os elfos são considerados heróis no reino. Chagall é promovido a Generalíssimo.
Tanalesta retorna ao reino com Oromir e assume o trono do pai, temporariamente.
Vorn vai a Mith Drannor com Kallian e utiliza um dos bastonetes divinos para canalizar a energia do poço de energia e desejar que todo o mal seja extirpado da Floresta de Cormanthor. Todos os drows residentes na floresta tornam-se bons e convertem-se a Corellon e Eilistree. Seu ato atrai a fúria de muitos deuses, inclusive do próprio Corellon. Vorn vai ao encontro de Liene e rapta Elana, filha de Liaky com Liene, a entregando aos cuidados do clã Merlenajnar. Liene jura vingança.
Liaky resgata a filha da floresta de sua família e passa a residir com ela em Valnir.

Eleint – Liaky começa a recrutar o novo grupo da Adaga do Alvorecer.
Aaron e Vorn também se fixam em Valnir. Vorn  torna-se o guardião da Orbe e conselheiro de magia de Kallian.
Kit se despede dos outros e parte em viagem com os irmãos, protegidos por anéis de não-detecção. Seu desejo é de que possam conhecer um pouco do mundo em paz.
Lyra trabalha com Chagall na reconstrução de Cormyr.

Marpenoth - Guerras internas abalam todo o underdark, toda estrutura de poder Drow e ameaçada. A falta da deusa em suas vidas transforma a sociedade drow caótica como um todo. Dezenas de guerras civis em cidades-estado varrem o Underdark.
Raças como os Derro e Orcs se aproveitam e tomam territórios mais isolados de colônias dos elfos negros.

Uktar - Um grupo de tieflings liberta a Besta do Apocalipse - um gigantesco dragão adormecido que seria, pelas lendas, o fim do mundo - e atacam Valnir. 
Vorn, Liaky, Aaron,  Leinara (sacerdotisa-mor de Eilistraee), Gortak (um anão monje), o Orador Da Luz da Manhã e toda a cidade Valnir é mobilizada para repelir o ataque.
A famigerada Besta do Apocalipse é destruida e o culto demoniaco dos tieflings morto. 
Valnir é completamente destruida e a orbe dourada desaparece, presumidamente destruida também. O Orador da Luz da Manha tomba em combate, mas num derradeiro esforço consegue salvar o Sol Celestial de Lathander, artefato-símbolo de designação de seu posto.
Um clérigo do mesmo deus - Lathander - causa uma grande animosidade entre a igreja de Lathander e de Corellon, pois desejava reter o artefato para sí.
Leinara tambem morre de ferimentos graves após o combate. 

Nightal — Vorn se utiliza de um poço de poder e consegue trazer Leinara da morte em um ritual de magia profana, quase morrendo no processo e conspurcando o poço de poder.